"" pamehoffmann: Aconselhamento no temporizador

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Aconselhamento no temporizador

O estabelecimento obrigatório de centros de aconselhamento vocacional nas universidades, regulamentado por uma metodologia publicada na semana passada no Jornal Oficial, é muito tarde para jovens que não receberam aconselhamento escolar e não foram bem orientados na escolha de um campo de estudo.

Pelo menos, chamo a atenção dos especialistas em Educação, que mostram que cerca de 60% dos alunos do ensino médio não sabem o que eles gostariam de estudar na faculdade.

Esses jovens devem ser aconselhados antes da admissão, caso contrário, correm o risco de abandonar porque eles realmente não sabem o que querem fazer na vida", dizem os especialistas.

O aconselhamento profissional na universidade é útil para orientação no campo de estudo escolhido, chamo a atenção dos especialistas que analisaram para "Adevărul" a primeira metodologia que regula o aconselhamento profissional em nível universitário, publicado na semana passada no Diário Oficial



A conclusão é que é melhor para os jovens acudirem ao aconselhamento na oitava série ao escolher o perfil da escola secundária e nas 11ª e 12ª séries para escolher seus estudos de graduação. "Normalmente, o aconselhamento deve ocorrer antes de se mudar para um novo ciclo de educação, então antes do quinto ano e antes da admissão no ensino médio. 

Do aconselhamento profissional da 11ª série deve começar a escolher um campo de estudo na faculdade.

O aconselhamento dentro da faculdade ajuda-os a escolher sua especialização no campo que melhor se adequa a eles ", explicou a psicóloga da escola Diana Ioannes, do George Bârsv National College," George Coşbuc ".



Por sua vez, o psicólogo e blogueiro Mihai Copăceanu afirma que, de fato, o aconselhamento precisaria em primeiro lugar de estudantes do ensino médio, que freqüentemente atingem a 12 ª série e não sabem o que os professores querem admitir. " Quando atingem a 12 ª série, cerca de 10% deles sabem exatamente o que querem fazer em seguida, 15% são aconselhados pelos pais e seguem uma especialização que indicam, há estudantes que passam da inércia do perfil para mas a maioria deles, cerca de 60%, está indecisa ", explicou Copaceanu. 

São precisamente esses 60% que correrão o risco de abandonar a universidade, que a metodologia de aconselhamento profissional está tentando prevenir.